Friday 13 April 2018

Organização mundial do comércio 10 benefícios do sistema de comércio internacional


Princípios do sistema de negociação.


Os acordos da OMC são longos e complexos porque são textos jurídicos que cobrem uma ampla gama de atividades. Eles lidam com: agricultura, têxteis e vestuário, bancos, telecomunicações, compras governamentais, padrões industriais e segurança de produtos, regulamentos de saneamento de alimentos, propriedade intelectual e muito mais. Mas vários princípios simples e fundamentais são executados em todos esses documentos. Esses princípios são a base do sistema comercial multilateral.


Um olhar mais atento a esses princípios:


Mais informações introdutórias.


Comércio sem discriminação.


1. A nação mais favorecida (NMF): tratar as outras pessoas igualmente De acordo com os acordos da OMC, os países normalmente não podem discriminar entre seus parceiros comerciais. Conceda a alguém um favor especial (tal como uma taxa de direitos aduaneiros mais baixa para um dos seus produtos) e terá de fazer o mesmo para todos os outros membros da OMC.


Este princípio é conhecido como tratamento da nação mais favorecida (MFN) (ver caixa). É tão importante que é o primeiro artigo do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT), que rege o comércio de mercadorias. A NMF é também uma prioridade no Acordo Geral sobre Comércio de Serviços (GATS) (Artigo 2) e no Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio (TRIPS) (Artigo 4), embora em cada acordo o princípio seja tratado de forma ligeiramente diferente . Juntos, esses três acordos abrangem as três principais áreas de comércio tratadas pela OMC.


Algumas exceções são permitidas. Por exemplo, os países podem estabelecer um acordo de livre comércio que se aplique somente a bens comercializados dentro do grupo - discriminando bens de fora. Ou podem dar aos países em desenvolvimento acesso especial aos seus mercados. Ou um país pode levantar barreiras contra produtos que são considerados como sendo negociados injustamente de países específicos. E nos serviços, os países são autorizados, em circunstâncias limitadas, a discriminar. Mas os acordos só permitem essas exceções sob condições estritas. Em geral, MFN significa que toda vez que um país reduz uma barreira comercial ou abre um mercado, tem que fazê-lo pelos mesmos bens ou serviços de todos os seus parceiros comerciais - sejam eles ricos ou pobres, fracos ou fortes.


2. Tratamento nacional: Tratar estrangeiros e moradores da região igualmente Os bens importados e produzidos localmente devem ser tratados igualmente - pelo menos depois que as mercadorias estrangeiras tenham entrado no mercado. O mesmo se aplica aos serviços estrangeiros e domésticos e às marcas comerciais estrangeiras e locais, direitos autorais e patentes. Este princípio de “tratamento nacional” (dando aos outros o mesmo tratamento que os próprios nacionais) também é encontrado em todos os três acordos principais da OMC (Artigo 3 do GATT, Artigo 17 do GATS e Artigo 3 do TRIPS), embora mais uma vez o princípio é tratado de forma ligeiramente diferente em cada um deles.


O tratamento nacional só se aplica quando um produto, serviço ou item de propriedade intelectual entrar no mercado. Portanto, a cobrança de um imposto alfandegário sobre uma importação não é uma violação do tratamento nacional, mesmo que os produtos produzidos localmente não recebam uma taxa equivalente.


Comércio livre: gradualmente, através da negociação.


A redução das barreiras comerciais é um dos meios mais óbvios de incentivar o comércio. As barreiras em causa incluem direitos aduaneiros (ou tarifas) e medidas como proibições de importação ou quotas que restringem as quantidades de forma seletiva. De tempos em tempos, outras questões, como a burocracia e as políticas cambiais, também foram discutidas.


Desde a criação do GATT, em 1947-48, houve oito rodadas de negociações comerciais. Uma nona rodada, no âmbito da Agenda de Desenvolvimento de Doha, está em andamento. Inicialmente, eles se concentraram na redução de tarifas (taxas alfandegárias) sobre bens importados. Como resultado das negociações, em meados da década de 1990, as tarifas dos países industrializados sobre os produtos industriais haviam caído de forma constante para menos de 4%.


Mas, na década de 1980, as negociações se expandiram para abranger as barreiras não-tarifárias sobre mercadorias e para as novas áreas, como serviços e propriedade intelectual.


Abrir mercados pode ser benéfico, mas também requer ajustes. Os acordos da OMC permitem que os países introduzam mudanças gradualmente, através de “liberalização progressiva”. Os países em desenvolvimento geralmente recebem mais tempo para cumprir suas obrigações.


Previsibilidade: através de vinculação e transparência.


Às vezes, prometer não levantar uma barreira comercial pode ser tão importante quanto diminuir uma, porque a promessa dá às empresas uma visão mais clara de suas oportunidades futuras. Com estabilidade e previsibilidade, o investimento é incentivado, empregos são criados e os consumidores podem desfrutar plenamente dos benefícios da concorrência - escolha e preços mais baixos. O sistema multilateral de comércio é uma tentativa dos governos de tornar o ambiente de negócios estável e previsível.


A Rodada Uruguai aumentou as ligações.


Percentagens das tarifas consolidadas antes e depois das conversações de 1986-94.


Interesses Relacionados.


Classificação e Estatísticas.


Opções de compartilhamento.


Documentar ações.


Do dinheiro em nossos bolsos e os bens e.


serviços que usamos, para um mundo mais pacífico \ u2014.


OMC e o sistema de negociação oferecem uma gama de.


benefícios, alguns bem conhecidos, outros não tão óbvios.


natureza complexa e dinâmica do comércio. Ele destaca alguns dos benefícios.


do sistema de negociação da OMC, mas não afirma que tudo está.


Se assim não fosse, não haveria necessidade de mais negociações e.


para o sistema evoluir e reformar continuamente.


Nem afirma que todos concordam com tudo na OMC. Essa é uma das razões mais importantes para se ter o sistema: é um fórum para os países debaterem suas diferenças em questões comerciais.


1. O sistema ajuda a promover a paz.


2. As disputas são tratadas de forma construtiva.


3. Regras tornam a vida mais fácil para todos.


4. O comércio mais livre reduz os custos de vida.


5. Oferece mais opções de produtos e qualidades.


10 benefícios do sistema comercial da OMC.


Do dinheiro em nossos bolsos e dos bens e serviços que usamos, para um mundo mais pacífico - a OMC e o sistema comercial oferecem uma gama de benefícios, alguns bem conhecidos, outros não tão óbvios.


Do dinheiro em nossos bolsos e dos bens e serviços que usamos, para um mundo mais pacífico - a OMC e o sistema comercial oferecem uma gama de benefícios, alguns bem conhecidos, outros não tão óbvios.


1. O sistema ajuda a manter a paz.


Isso soa como uma afirmação exagerada, e seria errado fazer muito disso. No entanto, o sistema contribui para a paz internacional e, se entendermos o porquê, temos uma imagem mais clara do que o sistema realmente faz.


A paz é em parte um resultado de dois dos princípios mais fundamentais do sistema de comércio: ajudar o comércio a fluir sem problemas e fornecer aos países uma saída construtiva e justa para lidar com as disputas sobre questões comerciais. É também um resultado da confiança e cooperação internacional que o sistema cria e reforça.


A história está repleta de exemplos de disputas comerciais que se transformam em guerra. Uma das mais vívidas é a guerra comercial dos anos 1930, quando os países competiram para aumentar as barreiras comerciais, a fim de proteger os produtores domésticos e retaliar as barreiras de cada um. Isso agravou a Grande Depressão e acabou desempenhando um papel na eclosão da 2ª Guerra Mundial.


Dois desenvolvimentos imediatamente após a Segunda Guerra Mundial ajudaram a evitar uma repetição das tensões comerciais anteriores à guerra. Na Europa, cooperação internacional desenvolvida em carvão e ferro e aço. Globalmente, o Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT) foi criado.


Ambos se mostraram bem sucedidos, tanto que agora estão consideravelmente expandidos - um se tornou a União Européia, o outro a Organização Mundial do Comércio (OMC).


De maneira grosseira, os vendedores geralmente relutam em lutar contra seus clientes. Em outras palavras, se o comércio flui suavemente e ambos os lados desfrutam de uma relação comercial saudável, o conflito político é menos provável.


Além disso, o comércio fluente também ajuda as pessoas em todo o mundo a se tornarem melhores. As pessoas que são mais prósperas e contentes também são menos propensas a lutar.


Mas isso não é tudo. O sistema GATT / WTO é um importante construtor de confiança. As guerras comerciais nos anos 1930 são prova de como o protecionismo pode facilmente mergulhar os países numa situação em que ninguém vence e todos perdem.


A visão protecionista de visão curta é que defender setores específicos contra importações é benéfico. Mas essa visão ignora como outros países vão responder. A realidade a longo prazo é que um passo protecionista de um país pode facilmente levar à retaliação de outros países, uma perda de confiança em um comércio mais livre e uma queda em sérios problemas econômicos para todos - incluindo os setores que foram originalmente protegidos. Todo mundo perde.


A confiança é a chave para evitar esse tipo de cenário sem vitória. Quando os governos estão confiantes de que os outros não aumentarão suas barreiras comerciais, eles não serão tentados a fazer o mesmo. Eles também estarão em um estado de espírito muito melhor para cooperar uns com os outros.


O sistema de comércio da OMC desempenha um papel vital na criação e no reforço dessa confiança. Particularmente importantes são as negociações que levam ao acordo por consenso e um foco em obedecer às regras.


2. O sistema permite que os litígios sejam tratados de forma construtiva.


À medida que o comércio se expande em volume, no número de produtos comercializados e no número de países e empresas que negociam, há uma chance maior de surgirem disputas. O sistema da OMC ajuda a resolver essas disputas de forma pacífica e construtiva.


Poderia haver um lado negativo para a liberalização e expansão do comércio. Mais comércio significa mais possibilidades de disputas surgirem. Deixados a si mesmos, essas disputas podem levar a sérios conflitos. Mas, na realidade, muita tensão no comércio internacional é reduzida porque os países podem recorrer a organizações, em particular à OMC, para resolver suas disputas comerciais.


Antes da Segunda Guerra Mundial, essa opção não estava disponível. Depois da guerra, a comunidade mundial de nações comerciais negociou regras comerciais que agora são confiadas à OMC. Essas regras incluem a obrigação de os membros trazerem suas disputas à OMC e não agirem unilateralmente.


Quando eles trazem disputas para a OMC, o procedimento da OMC concentra sua atenção nas regras. Uma vez que uma decisão tenha sido tomada, os países se concentram em tentar cumprir as regras, e talvez mais tarde renegociar as regras - não em declarar guerra umas às outras.


Cerca de 300 disputas foram trazidas à OMC desde sua criação em 1995. Sem um meio de enfrentá-las de maneira construtiva e harmoniosa, algumas poderiam ter levado a um conflito político mais sério.


O fato de os litígios serem baseados em acordos da OMC significa que há uma base clara para julgar quem está certo ou errado. Uma vez que o julgamento tenha sido feito, os acordos fornecem o foco para quaisquer outras ações que precisam ser tomadas.


O crescente número de disputas trazidas ao GATT e ao seu sucessor, a OMC, não reflete uma tensão crescente no mundo. Pelo contrário, reflete os laços econômicos mais próximos em todo o mundo, a expansão dos membros do GATT / OMC e o fato de que os países têm fé no sistema para resolver suas diferenças.


Às vezes, as trocas entre os países em conflito podem ser acrimoniosas, mas sempre visam a conformidade com os acordos e compromissos que eles mesmos negociaram.


3. Um sistema baseado em regras e não em energia torna a vida mais fácil para todos.


A OMC não pode afirmar que todos os países são iguais. Mas reduz algumas desigualdades, dando mais voz aos países menores e, ao mesmo tempo, libertando as grandes potências da complexidade de ter que negociar acordos comerciais com cada um de seus numerosos parceiros comerciais.


As decisões na OMC são tomadas por consenso. Os acordos da OMC foram negociados por todos os membros, aprovados por consenso e ratificados em todos os parlamentos dos membros. Os acordos se aplicam a todos. Tanto os países ricos como os pobres têm o mesmo direito de desafiar uns aos outros nos procedimentos de solução de controvérsias da OMC.


Isso torna a vida mais fácil para todos, de várias maneiras diferentes. Os países menores podem desfrutar de um maior poder de barganha. Sem um regime multilateral, como o sistema da OMC, os países mais poderosos estariam mais livres para impor sua vontade unilateralmente aos seus parceiros comerciais menores. Os países menores teriam que lidar com cada uma das principais potências econômicas individualmente e seriam muito menos capazes de resistir à pressão indesejada.


Além disso, os países menores podem ter um desempenho mais eficaz se usarem as oportunidades de formar alianças e reunir recursos. Vários já estão fazendo isso.


Existem benefícios correspondentes para países maiores. As grandes potências econômicas podem usar o fórum único da OMC para negociar com todos ou a maioria de seus parceiros comerciais ao mesmo tempo. Isso torna a vida muito mais simples para os maiores países comerciais. A alternativa seria negociações bilaterais contínuas e complicadas com dezenas de países simultaneamente. E cada país poderia acabar com diferentes condições de negociação com cada um de seus parceiros comerciais, tornando a vida extremamente complicada para seus importadores e exportadores.


O princípio da não discriminação incorporado nos acordos da OMC evita essa complexidade. O fato de haver um único conjunto de regras aplicáveis ​​a todos os membros simplifica enormemente todo o regime comercial.


E essas regras acordadas dão aos governos uma visão mais clara de quais políticas comerciais são aceitáveis.


4. O comércio mais livre reduz o custo de vida.


Somos todos consumidores. Os preços que pagamos por nossos alimentos e roupas, nossas necessidades e luxos, e tudo mais, são afetados pelas políticas comerciais.


O protecionismo é caro: aumenta os preços. O sistema global da OMC reduz as barreiras comerciais através da negociação e aplica o princípio da não discriminação. O resultado é a redução dos custos de produção (porque as importações utilizadas na produção são mais baratas) e a redução dos preços de produtos acabados e serviços e, em última análise, um custo de vida mais baixo.


Há muitos estudos mostrando exatamente quais são os impactos do protecionismo e do comércio mais livre. Estes são apenas alguns números:


Quando você protege sua agricultura, o custo de sua alimentação aumenta - em cerca de US $ 1.500 por ano para uma família de quatro pessoas na União Européia (1997); pelo equivalente a um imposto de 51% sobre alimentos no Japão (1995); US $ 3 bilhões por ano adicionado às contas de supermercado dos consumidores dos EUA apenas para apoiar o açúcar em um ano (1988).


Negociar a reforma do comércio agrícola é um empreendimento complexo. Os governos ainda estão debatendo os papéis que as políticas agrícolas desempenham em uma série de questões, desde a segurança alimentar até a proteção ambiental.


Mas os membros da OMC estão agora reduzindo os subsídios e as barreiras comerciais que são os piores criminosos. E em 2000, novas negociações começaram com a continuação da reforma na agricultura. Estas foram agora incorporadas num programa de trabalho mais vasto, a Agenda de Desenvolvimento de Doha, lançada na quarta Conferência Ministerial da OMC em Doha, no Qatar, em Novembro de 2001.


As restrições à importação e as altas tarifas alfandegárias foram combinadas para aumentar os preços de têxteis e vestuário nos EUA em 58% no final dos anos 80.


Os consumidores do Reino Unido pagam cerca de 500 milhões de libras a mais por ano por suas roupas devido a essas restrições. Para os canadenses, a conta é de cerca de 780 milhões de dólares. Para os australianos, seria de US $ 300 por ano, por família média, se os direitos alfandegários australianos não tivessem sido reduzidos no final dos anos 80 e início dos anos 90.


O comércio de têxteis e vestuário está passando por uma grande reforma - no âmbito da OMC - que será concluída em 2005. O programa inclui a eliminação de restrições sobre as quantidades de importações.


Se os impostos alfandegários também fossem eliminados, economistas calculam que o resultado poderia ser um ganho para o mundo em torno de US $ 23 bilhões, incluindo US $ 12,3 bilhões para os EUA, US $ 0,8 bilhão para o Canadá, US $ 2,2 bilhões para a UE e US $ 8 bilhões para países em desenvolvimento.


O mesmo vale para outros bens ...


Quando os EUA limitaram as importações de automóveis japoneses no início dos anos 80, os preços dos automóveis aumentaram 41% entre 1981 e 1984 - quase o dobro da média de todos os produtos de consumo. O objetivo era salvar empregos americanos, mas os preços mais altos eram uma razão importante para a venda de um milhão a menos de carros novos, levando a mais perdas de emprego.


Se a Austrália mantivesse suas tarifas em níveis de 1998, os clientes australianos pagariam em média A $ 2.900 a mais por carro hoje. Em 1995, os usuários de alumínio na UE pagaram um extra de US $ 472 milhões devido a barreiras tarifárias.


Um dos objetivos da Agenda de Desenvolvimento de Doha (DDA) é outra rodada de cortes nas tarifas sobre produtos industriais, ou seja, produtos manufaturados e de mineração. Alguns economistas, Robert Stern, Alan Deardorff e Drusilla Brown, prevêem que o corte destes em um terço elevaria a renda dos países em desenvolvimento em cerca de US $ 52 bilhões.


A liberalização dos serviços telefônicos está tornando as chamadas telefônicas mais baratas - nos anos 90, 4% ao ano nos países em desenvolvimento e 2% ao ano nos países industrializados, levando em conta a inflação.


Na China, a concorrência de uma segunda operadora de telefonia móvel foi pelo menos parte do motivo para um corte de 30% no preço de uma ligação. Em Gana, o corte foi de 50%.


O grupo de economistas liderados por Robert Stern estima que reduzir as barreiras de serviços em um terço sob a Agenda de Desenvolvimento de Doha elevaria a renda dos países em desenvolvimento em cerca de US $ 60 bilhões.


E assim vai. O sistema agora confiado à OMC está em vigor há mais de 50 anos.


Naquela época, houve oito grandes rodadas de negociações comerciais. As barreiras comerciais em todo o mundo são mais baixas do que jamais foram no histórico comercial moderno. Eles continuam a cair e todos nós estamos nos beneficiando.


5. Oferece aos consumidores mais opções e uma gama mais ampla de qualidades para escolher.


Pense em todas as coisas que podemos ter agora porque podemos importá-las: frutas e legumes fora de estação, alimentos, roupas e outros produtos que costumavam ser considerados exóticos, flores cortadas de qualquer parte do mundo, todos os tipos de utensílios domésticos, livros, músicas, filmes e assim por diante.


Pense também nas coisas que as pessoas em outros países podem ter porque compram exportações de nós e de outros lugares. Olhe em volta e considere todas as coisas que desapareceriam se todas as nossas importações fossem tiradas de nós. As importações nos permitem mais opções - tanto mais bens e serviços para escolher quanto uma gama mais ampla de qualidades. Mesmo a qualidade dos bens produzidos localmente pode melhorar devido à concorrência das importações.


A escolha mais ampla não é simplesmente uma questão de consumidores que compram produtos acabados estrangeiros. As importações são usadas como materiais, componentes e equipamentos para produção local.


Isso expande a gama de produtos finais e serviços que são feitos por produtores domésticos e aumenta a gama de tecnologias que eles podem usar. Quando o equipamento de telefonia móvel ficou disponível, os serviços surgiram até mesmo nos países que não fabricavam o equipamento, por exemplo.


Às vezes, o sucesso de um produto ou serviço importado no mercado interno também pode incentivar novos produtores locais a competir, aumentando a escolha de marcas disponíveis para os consumidores, bem como aumentando a gama de bens e serviços produzidos localmente.


Se o comércio nos permite importar mais, também permite que outros comprem mais de nossas exportações. Aumenta a nossa renda, proporcionando-nos os meios de desfrutar da maior escolha.


A redução das barreiras comerciais permite que o comércio aumente, o que aumenta a renda - renda nacional e renda pessoal. Mas algum ajuste é necessário.


As próprias estimativas da OMC para o impacto do acordo comercial da Rodada Uruguai de 1994 foram entre US $ 109 bilhões e US $ 510 bilhões adicionados à renda mundial (dependendo das suposições dos cálculos e permitindo margens de erro).


Pesquisas mais recentes produziram números semelhantes. Economistas estimam que cortar as barreiras comerciais na agricultura, manufatura e serviços em um terço aumentaria a economia mundial em US $ 613 bilhões - o equivalente a adicionar uma economia do tamanho do Canadá à economia mundial.


Na Europa, a Comissão Européia calcula que, em 1989-93, a renda da UE aumentou 1,1 a 1,5% mais do que a que teria feito sem o Mercado Único.


Então, o comércio claramente aumenta a renda.


O comércio também apresenta desafios, uma vez que os produtores domésticos enfrentam a concorrência das importações. Mas o fato de haver renda adicional significa que há recursos disponíveis para os governos redistribuírem os benefícios daqueles que mais ganham - por exemplo, para ajudar empresas e trabalhadores a se adaptarem tornando-se mais produtivos e competitivos naquilo que já estavam fazendo ou mudando para novas atividades.


7. O comércio estimula o crescimento econômico, e isso pode ser uma boa notícia para o emprego.


O comércio tem claramente o potencial para criar empregos. Na prática, há evidências factuais de que barreiras comerciais mais baixas têm sido boas para o emprego. Mas a imagem é complicada por vários fatores. No entanto, a alternativa - protecionismo - não é o caminho para resolver problemas de emprego.


Este é um assunto difícil de abordar em termos simples. Há fortes evidências de que o comércio impulsiona o crescimento econômico e que o crescimento econômico significa mais empregos. Também é verdade que alguns empregos são perdidos mesmo quando o comércio está em expansão. Mas uma análise confiável disso coloca pelo menos dois problemas.


Primeiro, existem outros fatores em jogo. Por exemplo, o avanço tecnológico também teve um forte impacto no emprego e na produtividade, beneficiando alguns empregos, prejudicando outros.


Em segundo lugar, embora o comércio claramente aumente a renda nacional (e a prosperidade), isso nem sempre se traduz em novos empregos para os trabalhadores que perderam seus empregos como resultado da concorrência das importações.


A imagem não é a mesma em todo o mundo. A duração média de tempo que um trabalhador leva para encontrar um novo emprego pode ser muito maior em um país do que para um trabalhador similar em outro país que tenha condições semelhantes.


Em outras palavras, alguns países são melhores em fazer o ajuste do que outros. Isto é em parte porque alguns países têm políticas de ajuste mais efetivas. Aqueles sem políticas eficazes estão perdendo uma oportunidade.


Há muitos casos em que os fatos mostram que a oportunidade foi aproveitada - onde o comércio mais livre é saudável para o emprego. A Comissão da UE calcula que a criação do seu Mercado Único significa que existem entre 300.000 e 900.000 postos de trabalho a mais do que os que existiriam sem o Mercado Único.


Muitas vezes, as perspectivas de emprego são melhores nas empresas envolvidas no comércio. Nos Estados Unidos, 12 milhões de pessoas devem seus empregos às exportações; 1,3 milhão desses empregos foram criados entre 1994 e 1998. E esses empregos tendem a ser mais bem pagos com melhor segurança. No México, os melhores empregos são aqueles relacionados às atividades de exportação: setores que exportam 60% ou mais de sua produção, pagam salários 39% mais altos do que o resto da economia e as fábricas maquiladoras pagam 3,5 vezes o mexicano. salário mínimo.


Os fatos também mostram como o protecionismo prejudica o emprego. O exemplo da indústria automobilística norte-americana já foi mencionado: as barreiras comerciais destinadas a proteger os empregos nos EUA restringindo as importações do Japão acabaram tornando os carros mais caros nos EUA, portanto menos carros foram vendidos e empregos foram perdidos.


Em outras palavras, uma tentativa de resolver um problema a curto prazo, restringindo o comércio, tornou-se um problema maior a longo prazo.


Mesmo quando um país tem dificuldade em fazer ajustes, a alternativa do protecionismo simplesmente pioraria as coisas.


8. Os princípios básicos tornam o sistema economicamente mais eficiente e reduzem os custos.


Muitos dos benefícios do sistema de negociação são mais difíceis de resumir em números, mas ainda são importantes. Eles são o resultado de princípios essenciais no coração do sistema, e tornam a vida mais simples para as empresas diretamente envolvidas no comércio e para os produtores de bens e serviços.


O comércio permite uma divisão do trabalho entre os países. Permite que os recursos sejam usados ​​de forma mais apropriada e eficaz para produção. Mas o sistema de comércio da OMC oferece mais do que isso. Ajuda a aumentar a eficiência e a reduzir custos ainda mais devido a princípios importantes consagrados no sistema.


Imagine uma situação em que cada país estabeleça regras diferentes e taxas de direitos aduaneiros diferentes para importações provenientes de diferentes parceiros comerciais. Imagine que uma empresa em um país queira importar matérias-primas ou componentes - cobre para fiação ou placas de circuito impresso para produtos elétricos, por exemplo - para sua própria produção.


Não seria suficiente para esta empresa olhar para os preços oferecidos pelos fornecedores em todo o mundo. A empresa também teria que fazer cálculos separados sobre as diferentes taxas alfandegárias que seriam cobradas sobre as importações (que dependeriam de onde as importações vinham), e teria que estudar cada uma das regulamentações que se aplicam aos produtos de cada país. . Comprar algumas placas de cobre ou circuitos se tornaria muito complicado.


Isso, em termos simples, é um dos problemas da discriminação.


Imagine agora que o governo anuncia que cobrará as mesmas tarifas de importação de todos os países, e usará os mesmos regulamentos para todos os produtos, não importando de onde eles venham, importados ou produzidos localmente. A vida da empresa seria muito mais simples. Componentes de sourcing se tornariam mais eficientes e custariam menos.


A não discriminação é apenas um dos princípios fundamentais do sistema de comércio da OMC. Outros incluem:


• transparência (informação clara sobre políticas, regras e regulamentos)


• maior certeza sobre as condições comerciais (compromissos para reduzir as barreiras comerciais e aumentar o acesso de outros países aos mercados são juridicamente vinculativos)


• simplificação e padronização do procedimento alfandegário, remoção da burocracia, bancos de dados centralizados de informações e outras medidas destinadas a simplificar o comércio que se enquadram na rubrica “tradefacilitation”.


Juntos, eles tornam o comércio mais simples, reduzindo os custos das empresas e aumentando a confiança no futuro. Isso, por sua vez, significa mais empregos e melhores bens e serviços para os consumidores.


O sistema do GATT-OMC, que evoluiu na segunda metade do século XX, ajuda os governos a adotarem uma visão mais equilibrada da política comercial. Os governos estão em melhor posição para se defender contra o lobby de grupos de interesse restritos, concentrando-se em trade-offs que são feitos no interesse de todos na economia.


Uma das lições do protecionismo que dominou as primeiras décadas do século XX foi o dano que pode ser causado se interesses setoriais estreitos ganham uma parcela desequilibrada de influência política. O resultado foi uma política cada vez mais restritiva que se transformou em uma guerra comercial que ninguém ganhou e todos perderam.


Superficialmente, restringir as importações parece uma maneira eficaz de apoiar um setor econômico. Mas isso inclina a economia contra outros setores que não deveriam ser penalizados - se você protege sua indústria de roupas, todo mundo tem que pagar por roupas mais caras, o que coloca pressão sobre os salários em todos os setores, por exemplo.


O protecionismo também pode aumentar à medida que outros países retaliam, elevando suas próprias barreiras comerciais. Foi exatamente o que aconteceu nos anos 20 e 30, com efeitos desastrosos. Mesmo os setores que exigiam proteção acabaram perdendo.


Os governos precisam estar armados contra a pressão de grupos de interesse restritos, e o sistema da OMC pode ajudar.


O sistema GATT-WTO abrange uma ampla gama de setores. Assim, se durante uma negociação comercial do GATT-OMC um grupo de pressão fizer lobby em seu governo para ser considerado como um caso especial que precisa de proteção, o governo pode rejeitar a pressão protecionista argumentando que precisa de um amplo acordo que beneficie todos os setores. da economia. Os governos fazem exatamente isso regularmente.


10. O sistema encoraja o bom governo.


Sob as regras da OMC, uma vez que um compromisso foi feito para liberalizar um setor de comércio, é difícil reverter. As regras também desencorajam uma série de políticas imprudentes. Para as empresas, isso significa maior certeza e clareza sobre as condições de negociação. Para os governos, isso geralmente significa boa disciplina.


As regras incluem compromissos de não recair em políticas imprudentes. O protecionismo em geral é imprudente por causa dos danos que causa internamente e internacionalmente, como já vimos.


Tipos particulares de barreiras comerciais causam danos adicionais porque fornecem oportunidades para corrupção e outras formas de mau governo.


Um tipo de barreira comercial que as regras da OMC tentam resolver é a cota, por exemplo, restringindo importações ou exportações a não mais do que uma quantia específica a cada ano.


Como as cotas limitam a oferta, elas aumentam artificialmente os preços, gerando lucros anormalmente grandes (os economistas falam em “aluguel de cotas”). Esse lucro pode ser usado para influenciar políticas porque mais dinheiro está disponível para fazer lobby.


Também pode fornecer oportunidades de corrupção, por exemplo, na alocação de cotas entre os comerciantes. Há muitos casos em que isso aconteceu em todo o mundo.


Em outras palavras, as cotas são uma maneira particularmente ruim de restringir o comércio. Os governos concordaram, através das regras da OMC, que seu uso deveria ser desencorajado.


No entanto, cotas de vários tipos permanecem em uso na maioria dos países, e os governos argumentam fortemente que elas são necessárias. Mas eles são controlados pelos acordos da OMC e há compromissos para reduzir ou eliminar muitos deles, particularmente nos têxteis.


Muitas outras áreas dos acordos da OMC também podem ajudar a reduzir a corrupção e o mau governo.


Transparência (como disponibilizar ao público todas as informações sobre regulamentações comerciais), outros aspectos da “facilitação do comércio”, critérios mais claros para regulamentações relacionadas à segurança e padrões de produtos e não-discriminação também ajudam a reduzir o escopo para decisão arbitrária. fazer e trapacear.


Com frequência, os governos usam a OMC como uma restrição externa bem-vinda em suas políticas: “não podemos fazer isso porque violaria os acordos da OMC”.


10 Benefícios do Sistema de Comércio da OMC Organização Mundial do Comércio.


10 Benefícios do Sistema de Comércio da OMC Organização Mundial do Comércio.


Download 10 Benefícios do Sistema de Negociação da OMC World Trade Organization Book Do Highspeed Mirror.


Acordos de Livre Comércio: Boon Or Bane Do sistema de comércio mundial?


acordos de comércio livre (ACLs) e seu impacto sobre o sistema mundial de comércio. Jacob Viner.


comércio mundial Relatório 2012 organização mundial do comércio.


Local na rede Internet: . Inquéritos gerais: o relatório sobre o comércio mundial de 2012 foi elaborado sob a direção geral de. os melhores instrumentos políticos para alcançar objetivos de política pública acima de 50%), mas a participação dos EUA é menor (em torno de.


Um Guia Prático Para negociar Organização de comércio mundial de Análise de Políticas.


(wto). o site e o DVD foram desenvolvidos por Susana Olivares. o se inclui assuntos tão simples como onde encontrar os melhores dados de comércio e tarifas e como.


Organização Mundial do Comércio WT / DS245.


Todos os terceiros que notificaram o seu interesse na disputa para a disputa de explicações ei o r no decurso da reunião substantiva ou por escrito. . Além disso, as submissões por escrito de cada parte, incluindo respostas a perguntas colocadas pelo.


Formato Pdf Organização Mundial de Comércio.


13 de dezembro de 1996 - a expansão do comércio mundial de produtos de tecnologia da informação e quais. O Anexo B lista produtos específicos a serem cobertos por um ITA.


Organização do comércio mundial da Indonésia.


13 de maio de 1992 - tratamento isento de impostos, enquanto peças e componentes de qualquer parte do país. 1500cc é uma cópia do modelo Sephia da Kia e, portanto, nenhuma empresa estrangeira, disposta a transferir tecnologia (incluindo tecnologia de produção e.


Internet Offshore Gambling E a organização mundial do comércio.


O jogo na Internet possui uma variedade de atributos atraentes. Por um lado, o re é. para manter os sindicatos do crime organizado de usar redes de comunicação para.


wto Progressive Learning Strategy PLS organização mundial do comércio.


29 de julho de 2011 - Implementação do comércio do wto Secretariado Os participantes técnicos relacionados com os cursos de E-Learning online podem participar mais.


Acordos Comerciais Regionais vs. Sistema multilateral de negociação NUPI.


a inação do sistema multilateral de comércio (MTS) em relação aos ACRs como incentivo Em alguns casos, o TLC também é chamado de “área de livre comércio”; neste artigo. 2


comércio fácil com um sistema negociando automatizado de Forex. pdf CTSForex.


software ou robô é usado para executar os negócios em nome de um comércio. As vantagens da negociação automatizada Forex Um sistema automático de negociação Forex tem o.


PROBLEMAS GLOBAIS, SOLUÇÕES GLOBAIS: organização mundial do comércio.


Problemas globais, soluções globais: para uma melhor governança global. Encontrando soluções globais para problemas globais: o caminho I. Discurso inaugural do.


Livre comércio ou apenas comércio? a Organização Mundial do Comércio Saflii.


centro do sistema global de comércio e é um dos mais influentes interna - Por exemplo, a Global Exchange estados: Ao promover a agenda de livre comércio de.


a Cúpula da Internet sobre a Truth About Day.


para escolher ou desenvolver um sistema e a verdade do que a propaganda sobre negociação. Mas primeiro, o legal com mais de 13.100 sites vendendo ações e commodities. Treinamento .


O futuro do sistema comercial multilateral em um mundo multipolar.


Reforçar o sistema multilateral de comércio: o que precisa ser feito? . fazendo com que os membros da equipe pudessem efetivamente aproveitar o sistema comercial sem se comprometerem.


Da colisão à visão: mudança climática e mundo do comércio mundial.


empresas ou instituições que participaram, ou do Fórum Econômico Mundial. Conselho de Comércio e Mudanças Climáticas do Fórum, por ter tomado esta importante iniciativa.


Sistema de negociação TSL DESCRIÇÃO FOREX trading system.


Regras de negociação Para o sistema de negociação automatizado, Xetra Vienna Stock.


(4) o sistema de negociação automatizado, o XETRA inclui todos os títulos para os quais é tecnicamente possível exibir todos os recursos de segurança na tela usando o.


Capítulo 3 sistema de negociação s Modelagem do desempenho do sistema de negociação.


cerca de 80 exemplos totalmente explicados e codificados. As próximas páginas descrevem os pontos-chave sobre os sistemas de negociação que considero não apenas importantes, mas essenciais.


Desenvolvimento do sistema de negociação: negociação dos Breakouts do intervalo de abertura.


Há duas principais metodologias de negociação de ações usadas pelo trade rs. Analise fundamental . Da mesma forma, o alto é o preço mais alto e o menor é o preço mais baixo.


Sistema de negociação HL30. Upshot Automated Forex negociação SMS.


Negociar divisas na margem implica um elevado nível de risco e pode não ser adequado para todos os investidores. o melhor grau para negociar apenas aquele com confirmação sólida. aquele que . Desejamos-lhe boa sorte na sua negociação. - Troca de download.


Ministro do Comércio Internacional para promover a agenda comercial progressista do Canadá na reunião da Organização Mundial do Comércio em Marrocos.


News Release.


6 de outubro de 2017 - Marrakech, Marrocos - Global Affairs Canada.


O comércio progressivo consiste em fazer com que o comércio funcione para as pessoas, para os canadenses de classe média proverem suas famílias e construírem sua futura prosperidade.


A visão do Canadá para o futuro da Organização Mundial do Comércio (OMC) é aquela em que o sistema global de comércio reflete uma abordagem inclusiva e progressista - que coloca a classe média em primeiro plano ao incorporar questões como gênero e as necessidades das micro, pequenas e médias empresas. médias empresas. Um que garantirá que os benefícios do comércio sejam distribuídos de forma mais eqüitativa entre todos os membros da OMC e, mais importante, as pessoas que mais deveriam se beneficiar.


Nos dias 9 e 10 de outubro de 2017, o honorável François-Philippe Champagne, Ministro do Comércio Internacional, participará da reunião da OMC em Marraquexe, no Marrocos.


A reunião será a terceira e última reunião de ministros do comércio antes da 11ª Conferência Ministerial da OMC em Buenos Aires, Argentina, em dezembro de 2017.


Enquanto em Marrakesh, o Ministro Champagne também se reunirá com vários de seus colegas para discutir o contínuo apoio do Canadá ao sistema multilateral de comércio e à agenda canadense de comércio progressista. O ministro Champagne também se encontrará com sua contraparte marroquina e buscará oportunidades para mais comércio e investimento que ajudarão a criar bons empregos de classe média para os canadenses.


“A OMC desempenha um papel central na garantia e manutenção do sistema comercial baseado em regras do qual todos dependemos para nossa prosperidade coletiva. Devemos acompanhar o ritmo das tecnologias em evolução, das tendências demográficas e dos padrões de consumo, se quisermos garantir que esse sistema funcione tanto para os países desenvolvidos quanto para os países em desenvolvimento. Estou ansioso para discutir novas oportunidades de colaboração com minhas contrapartes, a fim de tornar o comércio mais sensível às necessidades dos empresários e proprietários de pequenas empresas, em particular as mulheres. ”


François-Philippe Champagne, Ministro do Comércio Internacional.


Fatos rápidos.


A OMC, com 164 países membros, foi criada em 1º de janeiro de 1995.


As conferências ministeriais são o órgão de decisão mais alto da OMC. As conferências são realizadas pelo menos uma vez a cada dois anos e são assistidas por ministros de comércio de países membros da OMC.


Benefícios do Sistema de Negociação da OMC.


O futuro brilhante da OMC também pode ser tomado no contexto de sua necessidade. A Organização Mundial do Comércio é considerada necessária no comércio internacional porque a organização estabelece regras e estruturas para o comércio internacional que proporcionam segurança e estabilidade para o comércio das nações (Kaplan 2005). Sem as Organizações do Comércio Mundial, os países estarão livres para impor práticas comerciais e políticas que possam ser prejudiciais aos interesses de outros países.


É mais provável que países mais poderosos devorem economias menores em competições de comércio internacional, à medida que países mais poderosos e influentes estariam mais livres para impor sua vontade unilateralmente a seus parceiros comerciais menores (“Os 10 Benefícios”). A situação resultará, assim, em um desequilíbrio na economia internacional, com a maior parte da riqueza mundial permanecendo nas mãos dos países já afluentes.


Com a crescente popularidade do livre comércio e da globalização, mais países oferecem produtos similares que consideram ter sua vantagem comparativa, resultando em forte concorrência e mesmo atrito no mercado internacional. Portanto, é inevitável que surjam disputas. Sem a Organização Mundial do Comércio, os países que enfrentam atritos comerciais podem não ser capazes de resolver os problemas em si, como outros meios de “acordo” podem ser.


Precisa de amostra de ensaio? Vamos escrever uma amostra de ensaio personalizada especificamente para você por apenas & # 36 13.90 / page.


A OMC é, portanto, necessária, na medida em que fornece um local para os países denunciarem violações; estabelece conjuntos de acordos e regras pelos quais os países estão sujeitos a cumprir; e oferece uma oportunidade para os países negociarem suas disputas, evitando assim conflitos mais sérios e guerras. Tal como a necessidade da OMC já foi mencionada, já é evidente que as nações precisam da organização. As nações precisam da OMC porque, sem ela, por exemplo, os países podem impor políticas unilaterais que podem ser prejudiciais para outros países, como pode ser.


“Comércio Internacional”, “página 7”, relembra a política protecionista imposta pelos Estados Unidos durante a Grande Depressão. As nações, especialmente os pobres e os países em desenvolvimento, precisam da OMC porque facilitam as negociações que dão oportunidade às economias menores de proteger seus interesses. Assim, a OMC protege e oferece oportunidade a países menores e em desenvolvimento que podem ser esmagados em uma competição comercial com países desenvolvidos e poderosos.


As economias menores terão dificuldade em competir no mercado internacional por razões que a competição comercial internacional pode ser dominada por países poderosos e ricos, como Japão, Canadá e Estados Unidos. Essa situação no mercado internacional, onde os menos afluentes podem ser facilmente devorados pelos mercados dos fortes e poderosos, exige a presença de uma organização que supervisionará o tratamento justo de todos os concorrentes (“Trade, the”).


Como tal, a OMC seria necessária porque, através dela, os interesses das economias menores são melhor protegidos e até avançados. A organização faz isso fornecendo oportunidades não discriminatórias para todos os Estados membros através de seu tratamento de nação mais favorecida. A OMC também tem sido continuamente reestruturada para poder atender não só às demandas dos grandes players, mas também atender às necessidades dos países menos ricos. A OMC também oferece mais oportunidades para as economias menores e em desenvolvimento, na medida em que países menores podem desfrutar de maior poder de barganha.


Assim, dando-lhes a garantia de que eles não serão deixados para trás em uma competição de negociação contra países poderosos e desenvolvidos, permitindo-lhes tirar proveito do comércio global. A Organização Mundial do Comércio é necessária para as nações porque ajuda a prevenir, mitigar e até mesmo negociar disputas entre países sobre questões comerciais. Sem a OMC, a forte concorrência no mercado internacional pode se transformar em disputas e pode até resultar em conflitos mais sérios, como na forma de guerra política.


A OMC tem uma estrutura de políticas e regulamentos que implica a conformidade entre os Estados membros, estabelecendo normas aceitáveis ​​na condução do comércio internacional. Isso pode impedir que os países restrinjam os direitos e oportunidades de comércio de “Comércio Internacional” “página 8” de outro país porque nenhuma política foi definida. Por meio de seu conjunto de políticas, a OMC impede o surgimento de disputas e questões que teriam surgido de relações comerciais não regulamentadas. Em conclusão, vários pontos foram aqui enumerados em relação à OMC, à Rodada de Doha e ao comércio internacional.


A Organização Mundial do Comércio é a corporificação de um sistema multilateral e globalização. Através da OMC, negociações comerciais como a rodada de negociações de Doha são conduzidas. As nações desenvolvidas consideram Doha como um meio de facilitar a cooperação internacional e impulsionar o comércio internacional, o que pode levar à redução da pobreza. Os protestantes e os países em desenvolvimento, no entanto, vêem as negociações argumentando de outra forma que a agenda apenas dá aos países desenvolvidos mais controle sobre as políticas comerciais mundiais e, assim, agrava a desigualdade nas regras do comércio.


O choque de interesses e a inflexibilidade dos países-membros resultaram em um lento progresso nas negociações, mas ainda há esperança de consensos e acordos nas rodadas de Doha. As tendências atuais da globalização também determinam um futuro melhor para o comércio internacional e para a OMC. O futuro da OMC é positivamente determinado no contexto em que promove e regula o livre comércio e a globalização, e no contexto de sua necessidade no comércio e na economia internacionais.

No comments:

Post a Comment